sexta-feira, fevereiro 05, 2010

Anti-Fascismo

Antifascista, por ser pela igualdade entre as pessoas independente de cor, sexo, opção sexual, et. e também contra privilégios a quem quer que seja, FOSP/COB-AIT mantém uma participação ativa, com inicativas próprias e em conjunto com outras organizações antifascistas- em especial do Movimento Libertário Brasileiro (MLB), do FEVEREIRO CONTRA A INTOLERÂNCIA E O FASCISMO - para lembrar o brutal assassinato de Edson Néris por fascistas white-powers/cabeça-de-ovo no dia 6 de fevereiro de 2000 – em apoio e com a particvipação de familiares de vítimas recentes dos fascistas cabeça-de-ovo. Em sua 8ª edição o FEVEREIRO ANTIFASCISTA a participar dos desagravos ao camarada assassinadoem 2000 e a todas as vítimas do fascsimo – inclusive governamental - e em repúdio a toda forma de preconceito e intolerância.

Leia abaixo um calendário dos dias e regiões onde se darão as manifestações organizadas que a FOSP organiza e das manifestações unificas com o MLB. Além dessas haverão outras, chamadas por outras organizações em outras regiões.

ORIGENS E OBJETIVO DO FASCISMO

Comumente se diz que o fascismo é um regime autoritário de extrema-direita desenvolvida por Mussolini, a partir de 1919 na Itália. Mas na verdade suas raízes são anteriores: no próprio Império Romano – altamente rascista e nacionalista, além de ser caracterizado pela prática da escravidão e da banalização da pena de morte – passando pela Idade Média, onde os ‘nobres’ eram considerados superiores em relação as demais pessoas. O próprio Mussoline falava em reerguer o império romano.

Mas o fascismo se desenvolveu dentro de sua origens históricas, como o baluarte da corrupção e do populismo.

Assim foi que, herdando a ‘Santa Inquisição’ das estruturas que não ruiram com o fim da idade média, ele se regenerou a partir da reação contra os insurretos da Comuna de Paris (1871), encontrando seu solo mais fértil na Penísula Ibérica, com o desenvolvimento do Integralismo (portugal) e do Falangismo (Espanha) dentro da própria Igreja Católica, e na Itálçio pelo Partido do Fascio, que marcou o movimento internacional.

Posteriormente se desenvolveu na Alemanha, com o nome de Nacional-Socialismo – ou nazismo – e ao Brasil pelos Integralistas – apoiados por Getúlio Vargas (simpatizante do fascismo).

O fascismo na Itália foi estabelecido uma década antes da chegada de Hitler (nazismo) ao poder, tendo em vista o contexto da Itália na Primeira Guerra e devido a um medo de que os esquerdistas tomassem o poder, Mussolini conseguiu chegar ao poder na Itália, como primeiro ministro italiano.

As principais características do fascismo foram:


- Nacionalismo: exaltação do país italiano que coloca como país supremo em termos de desenvolvimento;
- Cerceamento da liberdade civil: pois trata-se de um regime autoritário;
- Exaltação do Estado, que encarna a sociedade, sobre o indivíduos e as liberdades individuais; - Racismo nacionalista, utilizando práticas de xenofobia;
- Unipartidarismo: o único partido permitido pelo governo era o próprio partido fascista; - Vê a mulher como portadora do pecado, relega a elas uma posição subalterna na sociedade; - Falso moralismo, com forte repressão a expressões de amor e aos homossexuais;
- Derrota do movimento socialista;
- Limitação ao direito de organização da força de trabalho.

Como essência dos seus objetivos, busca dividir e desorganizar a classe trabalhadora, estabelecendo a premissa de que a sociedade não sofre conflitos de interesses por ser um todo harmônico - negando a luta de classes entre os diferentes interesses de patrões e trabalhadores. Para isso acaba com a liberdade e autonomia dos trabalhadores em constituir sindicatos de luta. Paralelamente a isso cria uma organização ligada e controlada pelo Estado, a que chama de “sindicato”, mas que fica limitado ao assistencialismo e a exaltação de seus líderes/políticos.

Para tornar essa manobra viável, quebrando a resistência operária, ele semeis a divisão no seio da classe trabalhadora através de suas práticas e pricípios: discrimina estrangeiros, judeus, muçulmanos, negros, artistas, mulheres e homosexuais.Com isso semeia preconceitos no interior da classe trabalhadora, dificultando a unidade de ação na luta proletária. No Brasil o Estado, atualmente, reconhece todas as falsas cenrais sindicais controladas por partidos políticos e baseadas nos sindicatos oficiais, atrelados ao Estado, mas não reconhece o direito de organização da FOSP e da COB, que luta pela reativação do verdadeiro sindicalismo - de luta e revolucionário.

8ºFEVEREIRO ANTIFASCISTA: CALENDÁRIO DE MANIFESTAÇÕES DA FOSP/COB-AIT

SINDIVÁRIOS-SP:

- NO CENTRO DE St. Amaro (CORRENTE LIBERTADORA – ao lado do camelódromo)SÁBADO (20/02) a partir das 10 hs – com um debate sobre Anti-Racismo.

- SÁBADO (27/02), no centro da cidade, a partir das 10 hs. Em conjunto com o MLB(?)

- Seção CAPÃO:

- DOMINGO (07/02): VIDEO-DEBATE seguido de Sarau com o tema ANTIFASCISMO.(Parque Santo Dias) – a partir das 14 hs.

- em todos os domingos do mes haverá um filme alusivo e debate posterior.(Parque Santo Dias) – a partir das 14 hs.

SINDIVÁRIOS-CAMPINAS:

- SÁBADO (13/02) no centro da cidade, a partir das 10 hs, em manifestação chamada pela “Coordenação Antifascista de Campinas’ com o apoio do SINDIVÁRIOS-CPS/FOSP/COB-ACAT/AIT.

NÚCLEO FOSP/Piracicaba

- SÁBADO (20/02), a partir das 10 hs, – no centro de Piracicaba., com o apoio do SINDIVÁRIOS-CAMPINAS e dos Núcleos FOSP/COB de Rio Claro e Franca.




1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

[B]NZBsRus.com[/B]
No More Sluggish Downloads With NZB Files You Can Quickly Search Movies, Games, MP3s, Applications & Download Them at Dashing Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB Search[/B][/URL]

8:07 PM  

Postar um comentário

<< Home