quarta-feira, junho 10, 2009

COB/AIT: A DESPEDIDA DE EDGAR RODRIGUES, HISTORIADOR E MILITANTE REVOLUCIONÁRIO

A DESPEDIDA DE EDGAR RODRIGUES (ANTONIO FRANCISCO CORREIA) SE DEU AOS 88 ANOS DE IDADE

 

Seu corpo foi cremado, as suas cinzas jogadas ao mar.

 

Tudo se deu conforme vontade expressa em testamento, com extrema simplicidade e poesia, como sempre foi sua vida.

 

RJ – Crematório do Cemitério do Caju, 11 hs, do dia 16 de maio de 2009. Era o cronograma alterado, de um dia para outro, para atender a vontade de Edgar Rodrigues que faleceu no final da noite do dia 14/05.

 

Sem que ninguém combinasse nada, a partir das 9 h começaram a chegar ao local, os mais íntimos, os velhos camaradas históricos de sua militância no movimento libertário da cidade, do país, fomos levar um último adeus e prestar apoio e solidariedade à família.

 

Cerca de 50 pessoas participaram dessa despedida. Nós todos pegos da amarga surpresa, apesar de seu quadro clínico delicado, e, que se agravara no último ano, nos últimos meses, nos últimos dias.

 

A partir das 11, com a abertura do salão, se deu o momento intimo de cada um, a plena emoção dominava todos.

 

 

Pétalas de rosas e um buquê de cravos brancos foram depositados sobre seu corpo que estava coberto por um manto de crisântemos.

 

 

Uma bandeira vermelha-preta, da C.O.B./A.I.T., trazida pela FORGS, cobriu seu corpo.

 

Foi lida uma poesia em homenagem a Edgar e sua história de lutas em dois continentes, de autoria de um militante da FOSP. Tudo mostrava a gravidade do momento.

 

Na despedida de seus familiares, camaradas e amigos, no momento em que se fechava o caixão e este era conduzido ao incinerador foi tocada, em solo de gaita de boca, ‘A Internacional’.

 

Todos sabiam: sua luta não morreria com ele, mas ele vive na luta pela idéia, que não era dele quando ele a abraçou. Mas que na luta viva em defesa do anarcosindicalismo, do anarquismo sem adjetivos – como ele sempre frisava. Essa luta só terminará com a vitória dos oprimidos!

 

Sua memória não se perderá. Será a alavanca para a Revolução Social.

 

EDGAR VOCÊ VIVE EM NOSSA LUTA!

  

C.O.B./A.C.A.T.- A.I.T.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hoje
17:00 até 23:30

ESPAÇO CULTURAL CORREDOR POLONÊS
MOSTRA DE CINEMA,RÁDIO CORREDOR DA CAMPINA,PALESTRA "O TRABALHADOR:PASSADO E FUTURO SITUAÇÃO SINDICAL E CLASSISTA CONTRA OPRESSÃO DE PARTIDOS,GOVERNOS E PATRÕES" COM MARCOS MORAES(LIGA OPERARIA ANARQUISTA DO PARÁ/CONFEDERAÇÃO OPERARIA BRASILEIRA(SEÇÃO BELÉM)...CULINÁRIA ALTERNATIVA,MÚSICA AMBIENTE,EXPOSIÇÕES DE FANZINES,VENDA DE LIVROS(SEBO ELEFANTE BRANCO)...ENTRADA FRANCA OU CONTRIBUIÇÃO DE 1 KILO DE ALIMENTO NÃO PERECIVEL..

6:57 AM  
Anonymous Anônimo said...

LOAP-LIGA OPERÁRIA ANARQUISTA DO PARÁ
COB-CONFEDERAÇÃO OPERARIA BRASILEIRA(SEÇÃO/BELÉM)
ORGANIZADOR-MARCOS MORAES

6:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

E-MAIL PARA CONTATOS-marcossilvademoraes@yahoo.com.br

7:00 AM  
Blogger Educação e Meio Ambiente said...

Gostaria de saber quando se deu o fechamento da Federação Operária de São Paulo na década de 30 e se vocês saberiam me informar qual a edição do jornal A Plebe em que esta o seguinte parágrafo: “ ...Os tentáculos do poder pretendem, com a carta de sindicalização, transformar a consciência das massas trabalhadoras,que, à margem da política respondem à afronta organizando-se livremente, em torno da Federação Operária de São Paulo”
Estou fazendo uma monografia de final de curso de Direito e estou trabalhando sobre sindicato. envie informações para o e mail amrj10@gmail.com Obrigado

2:47 PM  

Postar um comentário

<< Home