DA MANIFESTAÇÃO ANTI-G8 NA PAULISTA

Chegamos de Santo Amaro por volta das 15:30 hs. Haviam então de 300 a 500 pessoas concentradas (a maioria punks, nenhum partido político e nenhum representante de nenhuma das centrais sindicais institucionais - somente militantes sindicais da FOSP/COB-AIT apoiaram a manifestação). A concentração ficou nos fundos do MASP e as pessoas realizaram uma Assembléia dos concentrados para ver o que fazer. Não havia dirigentes ou dirigidos e a manifestação era espontânea, a maioria das pessoas era jovem e inexperiente.

Entre a AssemblÉIa e a avenida Paulista havia uma grnade fila de pessoas para comprar ingressos cerca de 80 pessoas (entre 50 e 100). Na frente do Parque trianon, nas laterais do MASP e nas ruas paralelas haviam várias tropas da PM espalhadas (motorizados, infantaria, choque, GOE, GRADE e helicoptero).

A Assembleia decidiu, levando em consideração a dura condição do cerco policial e a iminente possibilidade de repressão policial, sair em passeata pela Av. Paulista - em princípio rumo a sede do Banco Central. Eram cerca de 16:00 hs. Ao sair do MASP foram ocupadas todas as 5 pistas da Av. Paulista - aos griots de ALCARALHO COM O FMI! e PUNK NA RUA A LUTA CONTINUA! - e a PM prontamente respondeu a esse movimento: as motos - que estavam no Pq. Trianon - atravesssaram a pista - a passata ia na direação da Consolação - e tentaram empurrar a massa para as duas faixas laterais, desocupando as outras pistas; a infantaria e carros e camburões passaram a ir por trás e pelas laterais, fechando a entrada do Banco Central. A manobra da tropa motorizada não deu certo e eles ficaram no meio da massa que fechou novamnte toda uma pista da Paulista - o que irritou profundamente o comando da PM.

A imprensa, abastecida pelas informações policiais, já que chegaram depois do ocorrido - em grande medida - davam informações contraditórias. Assim uma emissora de rádio após dar os números da PM - de que a manifestação tinha por volta de 120 na passeata -,e logo depois, entrevistando o Comandante da operação, ele afirmar que já haviam mais de 150 pessoas detidas!!! Isso por volta das 17:30 hs!

Na verdade a passeata saiu com cerca de 500 pessoas - ocupação das 5 faixas da Avenida paulista, por uma quadra, não pode ser realizada por 100 ou 200 pessoas. Havia pelo menos 500 policiais na operação! Então aos que tentam descaracterizar a manifestação, abram os olhos, vocês estão apoiando as versões policiais!

Os números oficiais falam em 152 detidos. Algumas pessoas, cerca de 20 a 30 foram indiciadas - por acusações variadas: vandalismo, porte de arma-branca, desobediência civil, etc. Os casos mais graves estão entre umas cinco pessoas que forma 'escolhidas' para assumir as coisas mais pesadas: porte de explosivos (falava-se em coqueteis molotov e de uma granada de uso exclusivo do exército - que teriam sido plantados pela própria policia - que não usava os crachas de identificação no confronto da Paulista (e já a noite, no 4º DP, muitos ainda estavam sem identificação!

Alguns manifestantes e PMs foram encaminhados para hospitais, a maioria com ferimenteos leves - alguns causados por balas de borracha (parece que uma pessoa perdeu uma vista). Houveram dois casos mais graves de manifestantes encmainhados em coma para os hospitais, um deles agredido por vários PMs no chão, na Av. Paulista, teve afundamento craniano e foi encaminhado para o Hospital do Servidor Público, outro foi espancado no 4º DP, teve um atque epléptico durante o espancamento e não retornou a consci~encia - sendo encaminhado ao HC.

É preciso constituir um Comitê de Auto-Defesa e Solidariedade para acompanhar os processos e fazer a defesa coletiva dos processados.

O SINDIVÁRIOS-SP/FOSP/COB-ACAT/AIT se prontifica a participar dessa defesa coletiva e da cosntituição do Comitê de Auto-Defesa Proletária.

VIVA OS QUE LUTAM!
SOLIDARIEDADE É UMA ARMA QUENTE!
CONTRA A GLOBALIZAÇÃO CAPITALISTA , INTERNACIONALISMO PROLETÁRIO!