terça-feira, dezembro 19, 2006

Imagens dos eventos

Imagens dos eventos de novembro/dezembro
Contra as guerras sem fim



Homenagem a Zumbi dos Palmares




Eventos novembro/dezembro

HUMANITUDE
Uma homenagem a ZUMBI DOS PALMARES
e a todos os seres humanos com atitude de Ser humano
CONTRA O RASCISMO, A INTOLERÂNCIA E O PRECONCEITO!

Com a proposta de ser um espaço para a manifestação da pluralidade cultural e humana, o Coletivo HUMANITUDES – com o apoio do SINDIVÁRIOS-FOSP/COB-ACAT/AIT e de diferentes setores do Movimento Libertário Brasileiro (MLB) – realizou no dia 25 de novembro o Ato anual de HUMANITUDE – na região central de Santo Amaro.

O evento, em sua segunda edição, se iniciou com uma concentração, a partir das 13 horas, e um cortejo com os tradicionais bonecos gigantes e máscaras, cantando canções de Raul Seixas. Ao chegarmos na Praça Floriano Peixoto tivemos a POROROCA PERCUSSIVA com Maracatu, Maculelê, Jongo e batida de Capoeira. Feita a abertura formal do evento por um dos integrantes do “Humanitudes” e também da Seção Santo Amaro do SINDIVÁRIOS-FOSP, fala em nome da COB-AIT, ligando o evento em SP a luta dos trabalhadores oaxaquenos e em solidariedade à Comuna de Oaxaca. Em seguida vieram as apresentações de Capoeira – com o grupo do mestre Tigrão, do CEDECA -, depois o Grupo “Nas Coxas” fez uma apresentação de Jongo – ritmo de raiz africana na origem do samba. Ente as apresentações era feita a apresentação do evento e o microfone se manteve aberto para as falações dos que desejassem se pronunciar. Na seqüência uma falação, incluindo a emocionada declamação do poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, acompanhada por um público de mais de 200 pessoas, foi ovacionada.

As apresentações se seguiam, entrecortadas de falações e poesias. Vitor Hugo fez uma apresentação solo e depois acompanhou Adriane Diniz, na interpretação de clássicos da MPB, chamando a atenção do povo que passava e engrossando a audiência do evento. Uma falação de um companheiro da Komuna Raulseixista, com a declamação de um poema sobre a liberdade, expressou o sentimento de todos – que se emocionaram. Já passavam das 16:30 hs quando o Coral da Casa de Cultura de Santo Amaro sobe ao palco, com mais de 15 vozes, interpretando canções folclóricas e populares. O movimento na praça é intenso, devido a época natalina e devido a feira dos ambulantes e camelôs, o que levava a uma alta rotatividade do público. Foi quando, após o final da apresentação do Coral, enquanto a banda “MATÉRIA MÍSTICA” e a “FORÇA INGOVERNÁVEL” se preparavam para subir ao palco – para um público de cerca de 300 pessoas – e enquanto falava um companheiro pela FOSP/COB, alertando para a importância da luta contra a Carestia da Vida e contra a Reforma da perda de direitos que o FMI e o governo pretendem fazer em 2007 – começa a chover. Isso obriga a remoção da aparelhagem de som (não havia cobertura) e com a remontagem das instalações no interior da Casa Amarela, onde, por volta de uma 18:30 hs reiniciamos o evento, cercados por uma chuva intensa e com um público de cerca de 100 pessoas, que permaneceram no lugar. Devido a chuva torrencial houve uma certa dispersão e alguns grupos que tinham ficado de chegar não conseguiram, mas as atividades continuaram: se apresentaram então o MATÉRIA MÍSTICA (pop rock), a FAMÍLIA ITAOKA (hiphop), OS GABIRUS (soul e black music) e o Grupo DAQUELA ÉPOCA (samba) que apresentou clássicos de Noel, Cartola, Ismael, entre outros.
O evento se encerrou por volta das 21 hs, com a certeza de estaremos no próximo ano realizando o III HUMANITUDE, lembrando que a luta dos quilombolas é de todos nós!



CONTRA AS GUERRAS SEM FIM!
(Colombia, Palestina, Iraque, Irã, Afeganistão, Caxemira, Chechênia...)
TUDO O QUE PEDIMOS É QUE SE DÊ UMA CHANCE À PAZ!
(CHEGA DE TROCAR DINHEIRO POR SANGUE!)


Na sexta-feira, 8 de dezembro de 2006, 26 anos depois e na data de seu brutal assassinato, realizou-se o I TRIBUTO À JOHN LENNON a céu aberto no Brasil. Com a iniciativa do Coletivo Usyna dos Seres Humanos -“HUMANITUDES” e o apoio do SINDIVÁRIOS-FOSP/COB-AIT (através da Seção de Artes e Espetáculos e da Seção Santo Amaro), da Komuna Raulseixista, do Revolution-Fã Clube, do Novo Aheon Rock Clube, do Coletivo Educar Para a Paz (EPP), do Sarau “Cmente d’ Phogo”e d’O COLETIVO LIBERTÁRIO. O Tributo foi realizado na frente da Casa Amarela, na Praça Mal. Floriano, centro de Santo Amaro, tendo sido divulgado por cartazes, filipetas e chamadas na rádio KISS.

O evento, mesmo tendo alguns furos foi vitorioso. A abertura do evento foi marcada por uma exposição de quadros, no interior da Casa Amarela, ao som das canções de Lennon, e da palestra-debate sobre “Contra-Cultura”, com o professor Luiz Lima, autor do livro “VIVENDO A SOCIEDADE ALTERNATIVA: RAUL E O SEU TEMPO” – que contou com a intensa participação do público presente (formado por homens e mulheres, rockers, punks, professores, raulseixistas e idosos). O debate, iniciado por volta das 13 horas, se encerrou por volta de 15:30 hs.

A GIG se iniciou por volta das 16:30 hs, com a abertura do evento, a cargo de um dos integrantes do Coletivo HUMANITUDES – que também falou em nome da COB/AIT. Sua falação caracterizou Lennon como um indivíduo que de seu jeito atuou no sentido de criar um mundo justo e uma sociedade alternativa ao monstro do Sistema Capitalista e Estatal, de como sua Nutopia (New Utopian) se relacionava com o Novo Aehon, com o apoio aos Black Panthers (Panteras Negras), aos presos rebelados do Presídio de Áttica ou contra a invasão da Irlanda em 1972, ou de sua luta contra a guerra do Vietnan, um ser humano de atitude, que é o que nós precisamos hoje para lutar contra o aumento dos transportes, do custo de vida e do desemprego, para se solidarizar aos comunardos de Oaxaca, no México, para lutarmos contra as Guerras Sem Fim dos nossos tempos (Palestina, Iraque, Colômbia, Afeganistão, Chechênia, Cashemira, Curdistão, etc.) e para mudar o mundo. Conclui conclamando as pessoas a se organizarem de forma autônoma frente ao Estado, aos patrões e aos partidos políticos, aderindo ao Movimento Pela Reativação da COB/AIT.

No intervalo um integrante da Seção de Artes e Espetáculos-FOSP/COB-AIT falou longamente sobre as manifestações que estavam ocorrendo no centro da cidade contra o aumento dos transportes e sobre o movimento pelo passe livre (MPL), criticando a ação dos partidos políticos e dos sindicatos atrelados ao Estado e reformistas (CUT/PT, FARSA SINDICAL/PDT, CGT/PTB e CGT do B/PT do B, além de outras - todas ligadas a, recém-fundada, Central Sindical Internacional), que querem transformar as manifestações em procissões religiosas e usar as pessoas como massa de manobra para fazer acordos com o governo. Também denunciou a repressão policial, que tem sido brutal – especialmente contra os libertários -, exemplificando com o caso de uma companheira que teve o dedo decepado pela explosão de uma bomba em uma das manifestações, além do uso de balas de borracha contra os ativistas que tentavam fechar os terminais de ônibus. Finalizou lembrando que a Campanha Pelo Voto Nulo já denunciava que, após as eleições, a verdade do arrocho, da carestia e do desemprego seria a dura realidade por trás das promessas mentirosas de todos os candidatos e conclamou todos a se organizarem localmente em Comitês de Luta Contra a Carestia Apartidários para organizar a luta para o ano de 2007.

O I Tributo a John Lennon no Brasil, que fora pensado como uma manifestação anti-guerras, dentro do espírito da luta contra a guerra (WAR IS OVER if you want – A GUERRA ACABA se você quiser), teve um pico de 500 espectadores mas um público rotativo que passou das 1000 pessoas e se tornou, por suas próprias características, numa demo anti-militarista, anti-políticos e anti-eleitoral, de protesto sindical e de solidariedade internacional: uma manifestação anarkista!

O REI ESTÁ MORTO!
LENNON VIVE!
CONTRA AS GUERRAS SEM FIM!
SOLIDARIEDADE AOS COMUNARDOS DE OAXACA!
VIVA O SOCIALISMO LIBERTÁRIO!

Informações e Contatos:
humanitudes@yahoo.com.br
fospcobait@yahoo.co.uk
coletivoepp@yahoo.com.br
cldvulg@bol.com.br
Pedimos desculpas pelas imagens des de ja avisando que estão em um procimo post só de fotos dos eventos, agradecimentos seção de artes e espetaculos.